Biografia / Biography
Artistas / Artists

Renata Portas












Actriz, dramaturga, directora artística e encenadora da companhia teatral Público Reservado, que fundou em 2013. Encenou diversos textos (incluindo assemblages) de autores como Valère Novarina, Heiner Müller, Eurípides, Jean-Luc Lagarce, Luis Maffei, Pedro Eiras, Juan Mayorga, Franz Kafka, Peter Handke, Jean Anouilh, entre outros (desde 2006). Concluiu o curso de Interpretação no Balleteatro (2001-2003) e frequentou o Mestrado em Encenação na Escola Superior de Teatro e Cinema (2010). Pós-Graduação em Arte Contemporânea, ESAP - Escola Superior Artística do Porto (2015-16). Os seus interesses principais na área do teatro estão relacionados com a linguagem, a política e a filosofia, visando libertar o teatro da reprodução ou mimesis. Renata Portas escreveu peças tais como: Interlúdio e Câmara-Inferno (Companhia das Ilhas); Finisterra (edições TNSJ); A Boca de Telémaco é a Fortuna da Casa (aguarda publicação); Buraco Negro Ou Vórtice Amoroso Em Forma de Espinho (Público Reservado, 2018/19).



Actress, Playwright, Artistic and Stage director of the Porto theatre company Público Reservado, that she founded in 2013. Renata Portas directed several plays (including assemblages) of authors like: Valère Novarina, Heiner Müller, Euripides, Jean-Luc Lagarce, Luis Maffei, Pedro Eiras, Juan Mayorga, Franz Kafka, Peter Handke, Jean Anouilh, among others (since 2006). She completed the Acting course at Balleteatro (2001-2003) and studied Theatre Directing (Master, frequency) at Escola Superior de Teatro e Cinema (2010). She holds a Postgraduation in Contemporary Art from ESAP - Porto Art School (2015-16). Her main interests in theatre research are: language, politics and Philosophy as ways to free theatre from reproduction or mimesis. Renata Portas has written plays like: Interlúdio and Câmara-Inferno (Companhia das Ilhas); Finisterra (TNSJ editions); A Boca de Telémaco é a Fortuna da Casa (to be published); Buraco Negro Ou Vórtice Amoroso Em Forma de Espinho (Público Reservado, 2018/19).