Biografia / Biography
Participantes / Participants

Né Barros












Coreógrafa e bailarina, tem desenvolvido o seu trabalho artístico em conexão com seus estudos académicos e pesquisas. Iniciou sua formação em dança clássica e, posteriormente, trabalhou em dança contemporânea e composição coreográfica nos Estados Unidos (Smith College). Doutorou-se em Dança (Universidade de Lisboa) e concluiu um Master in Dance Studies (Laban Centre, Londres). Estudou Teatro (ESAP). É investigadora no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto no grupo de Estética, Política e Conhecimento onde realizou um Pós-Doutoramento. Como coreógrafa, tem colaborado com diversos artistas plásticos, fotógrafos, músicos, encenadores, artistas multimédia. Trabalhou com a Companhia Nacional de Bailado (premiada como Melhor Coreografia), com Ballet Gulbenkian e Aura Dance Company (Lituânia). Publicou vários artigos e é autora dos livros Performances e Pós-Fenomenologia, Da Materialidade na Dança, Dança: corpo e casa, e editor de Performances no Contemporâneo, Deslocações da Intimidade,Artes Performativas: Novos Discursos, Das Imagens Familiares, Story Case print (2009) e Metamorfoses do Sentir. É codiretora das coleções Estética, Política e Arte e Máquinas de Guerra, publicadas pela FLUP.
É professora na ESAP e convidada em diversas instituições. Co-fundadora do Balleteatro e diretora artística do Family Film Project - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória, Etnografia



Choreographer and dancer, has developed his work in connection with his academic studies and research. Started his training in ballet and later worked in contemporary dance and choreographic composition in the United States (Smith College). Concluded in her PhD in Dance (University of Lisbon) and in her Master in Dance Studies (Laban Center, London). She is researcher at the Philosophy Institute of the University of Porto in the Research Group of Aesthetics, Politics and Knowledge, where she achieved Post-Doctorate. Artistically, has been collaborated with several artists from music, theatre, cinema, fine arts, media arts, architecture. She is author of the books Performances e Pós-fenomenologia – Apropriação e Contacto, Da Materialidade na Dança; Dança: corpo e casa and editor of several publications. She has published several articles on topics such as aesthetics, dance philosophy, performance and dance composition. She is co-director of the collections “Aesthetics, Politics and Art” and “War Machines”, published by FLUP.
She is a professor at ESAP and has been invited to several institutions. Founder and Director of Balleteatro and Family Film Project - International Festival of Archive Cinema, Memory, Ethnography.

OBJECTOS, ABSTRACÇÕES E DESVIOS
OU O CASO LIMITE DO DESPARECIMENTO

COLÓQUIO INTERNACIONAL
INTERNATIONAL COLLOQUIUM

OBJECTS, ABSTRACTIONS AND DETOURS
OR THE BORDERLINE CASE OF DISAPPEARANCE